26/08/2019 11:15

Como será a preparação das paróquias para o Sínodo?

A ação proposta a todas as paróquias, em 2019, é conhecer melhor a história da própria paróquia, desde as origens até os dias atuais. Ao conhecer a história, encontram-se pessoas, fatos e acontecimentos que marcaram essa história; aparecem cenas e momentos particularmente fortes, que ajudam a perceber como a mesma foi “construída” por muitos paroquianos que, no passado, fizeram a sua parte para a vida e a missão dessa Igreja local.

Cada paróquia poderá encontrar a forma mais adequada para promover uma verdadeira mobilização dos paroquianos em torno do conhecimento da sua história. O efeito que se espera disso é um amor maior do povo pela própria paróquia, uma identificação mais profunda com ela e o crescimento do senso de pertença eclesial e através da pertença a uma comunidade concreta. Como cada paróquia pode colocar em prática essas indicações para o ano de 2019?

Em 2019, comemora-se o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV - “Maximum illud”, sobre “a grande e sublime missão da Igreja”, que se prolonga até o fim dos tempos. Com essa Carta Apostólica, Bento XV lançou um forte apelo à renovação missionária da Igreja, sobretudo em vista da evangelização “de toda criatura”, conforme o mandato de Cristo aos apóstolos, antes de se elevar ao céu (cf Mc 16,15). Para comemorar esse centenário, o Papa Francisco pediu que a Igreja no mundo inteiro promova em outubro de 2019 um “mês missionário extraordinário”.

A promoção do “mês missionário extraordinário”, em outubro de 2019, combina bem com o caminhar do nosso sínodo e vai contribuir, certamente, para alcançarmos de maneira mais eficaz o objetivo do sínodo.

Cada paróquia e comunidade, atendendo ao apelo do Papa Francisco, torne-se cada vez mais uma “Igreja em saída”, indo ao encontro daqueles que vivem distantes da prática da fé, convidando-os a participarem da vida da Igreja; é necessário falar do Batismo dos filhos, da catequese em todas as fases da vida, sobretudo das crianças e adolescentes. É urgente falar do casamento cristão, revalorizando o sacramento do Matrimônio. É necessário voltar a falar da assistência religiosa aos doentes e moribundos, do funeral cristão, da esperança cristã. Talvez a paróquia necessite mesmo fazer um “mutirão missionário”, para ir ao encontro do povo e ajudar as pessoas a reencontrarem o caminho que leva ao encontro com Deus e a Igreja.

Que o Espírito Santo nos ilumine, fortaleça e conduza! Que intercedam por nós a Mãe da Igreja e Senhora da Assunção, nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo, os Santos Padroeiros de nossas comunidades e os Santos de São Paulo, nossos companheiros de caminho, que nos precederam na vida e na missão desta Igreja metropolitana.

Pe. José Roberto Pereira