21/05/2020 09:15

Ascensão do Senhor

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". (Mt 28, 20)

 

Com a Solenidade da Ascensão do Senhor contemplamos a elevação de Jesus aos céus, onde está à direita do Pai (1Pd 3,22).

A ascensão de Cristo é a dignificação da condição do ser humano, pois tomando sobre si toda a nossa natureza, com exceção do pecado, Jesus rompeu a inimizade criada por Adão, abrindo os portões do Céu à Humanidade. Agora possuímos uma morada eterna: O Céu.

Mas, Cristo não está longe, como se sua partida fosse uma despedida, mas sua presença é REAL por meio dos sacramentos, além da Trindade Santa que habita em nosso ser ao sermos introduzidos em seu mistério pelo Batismo.

Nos ensina o Papa Francisco:

"Ele (Jesus) nos abriu a passagem; Ele é como uma corda quando se escala uma montanha, que chegou ao topo e nos atrai para si conduzindo-nos a Deus. Se confiamos a Ele a nossa vida, se nos deixamos guiar por Ele, estamos certos de estar em mãos seguras, nas mãos do nosso salvador, do nosso advogado."

É Cristo o caminho que nos conduz a Deus. Da mesma forma ensina Santa Teresinha ao comparar os braços de Jesus como elevador ao Céu:

Quanto a mim, também desejei encontrar um elevador para subir até Jesus, pois sou muito pequena para subir a rude escada da perfeição[...] O elevador que deve fazer-me subir até o Céu são os vossos braços, Jesus! (Manuscrito C – História de uma Alma)

Em tempos de desilusões e de crise, podemos esquecer das esperanças e das mensagens de Cristo, sobretudo, da promessa final de estar conosco até o fim dos tempos (Mt 28,20). Portanto, atentemo-nos à esperança de que o Céu se faz presente aqui na Terra com a habitação da Trindade em nossos corações, assim como no partir do pão.

Vivamos com a alegria, pois nosso Deus está VIVO e sua presença está conosco todos os dias.