17/06/2019 08:33

Símbolos da Igreja da Consolação

A Igreja da Consolação pode se orgulhar do seu acervo artístico e nesta matéria, vamos mostrar um pouco da história de mais algumas pinturas espalhadas por todo o interior da igreja, uma verdadeira relíquia sacra. Belíssimas obras, que embelezam a Igreja e nos remete a passagens importantes do catolicismo. O interior da igreja, alto, amplo, sombrio, mas, ao mesmo tempo, fascinante, acolhe o fi el de forma que nos sentimos próximo de Deus.

As pinturas, retratam passagens bíblicas ou imagens da vida terrena e espiritual dos santos e são assinadas por nomes consagrados, que emprestaram a sua arte e dedicaram seu trabalho para embelezar esse templo tão importante da capital paulista. Edmundo Cagni, não poupou detalhes na pintura mural que acima do altar-mor representa a Glória de Nossa Senhora. Pintou também uma série de anjos, sob infl uência bizantina, segurando medalhões, cada um deles representando um sacramento. Hans Bauer cobre os 500 metros quadrados da cúpula com as suas duas grandiosas pinturas estilo mural, a da Assunção da Senhora e da Anunciação da Virgem.

A Glória de Nossa Senhora: Nossa Senhora da Glória foi inspiração a Edmundo Cagni para a pintura do altar da Igreja da Consolação. Nossa Senhora da Glória é o título que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. A pintura remete o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.

A Assunção de Nossa Senhora: A ‘Assunção de Nossa Senhora ao Céu’, quando o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorifi cação todos os méritos da Mãe. Momento retratado com maestria numa belíssima obra na cúpula da Igreja.

Anunciação da Virgem: O Cristo Salvador na Terra, pelo Ventre Sagrado da Bem Aventurada Virgem Maria, pela voz do Arcanjo Gabriel, o Mensageiro de Deus. Nesse mural, também retratado com maestria por Hans Bauer, é possível contemplar esse momento tão importante para todos os católicos. Na parte interna da igreja, as cúpulas de argamassa de cal e revestimento de cal e gesso nas paredes e sobre toda a superfície, tentam evitar o desgaste natural da ação do tempo e proteger os belíssimos afrescos que estão sendo na medida do possível restaurados. A igreja vem passando por um processo de restauro nos últimos anos e ainda a muito o que restaurar. Mas, é possível admirar tão belas obras e contemplar momentos de grande espiritualidade em nossa linda Igreja da Consolação.

Por Patrícia Cristina de Oliveira