03/02/2020 11:10

São Brás e a Benção da garganta

Hoje, celebramos junto com toda a Igreja, a memória de São Brás: bispo, médico e mártir!

São Brás nasceu no seio de uma família pomposa, de pais nobres. Recebeu educação cristã e se consagrou-se como Bispo quando era ainda muito jovem. Com a perseguição aos cristãos, por inspiração divina, retirou-se a uma cova nas montanhas, frequentada por feras selvagens, às quais o santo atendia e curava quando estavam doentes.

Quando alguns caçadores foram procurar animais encontraram muitos deles que estavam esperando fora da cova onde estava São Brás.

O santo justo se encontrava orando e foi tomado prisioneiro, para que este grande santo renegasse a fé, mas não conseguiram. O tempo na prisão serviu ao santo para interceder a Deus e obter curas para alguns detentos.

São Brás foi um Pastor muito querido pelos fiéis: durante o seu cativeiro, na escuridão do calabouço, obteve de presente de algum de seus amigos um par de velas, com as quais recebia luz e calor.

Ele sofreu muitas ameaças e flagelos para que renunciasse a fé, mas, por amor a Cristo e à Igreja, renunciou à própria vida e foi decapitado no ano de 316.

São Brás ficou conhecido por sua intercessão em curas na garganta e se tornou padroeiro das enfermidades na garganta.

Uma das curas se deu com um menino que havia engolido um espinho de peixe, que ficou preso na garganta e por intercessão de São Brás pôde ser salvo.

Por isso, em alguns locais, no dia de São Brás é concedida a “Bênção da Garganta”- ato feito com duas velas unidas e colocadas no pescoço das pessoas.

São Brás, rogai por nós e por todos aqueles que precisam de alguma cura na garganta!