26/02/2020 15:21

Qual o significado da celebração da Quarta-feira de Cinzas?

A quarta-feira de Cinzas marca o início do tempo quaresmal: tempo de vigilância, santificação pessoal e aprofundamento espiritual.


Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas, colocadas sobre as nossas cabeças, nos fazem lembrar que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena pode ser construída aqui.Esse mundo é passageiro. A morada definitiva é o céu.


Muitas vezes damos mais importância ao passageiro do que ao eterno, exatamente porque esquecemo-nos de que somos pó. Neste dia, podemos recordar e firmar em nossos corações o convite do Senhor de buscarmos a eternidade.
Iniciamos a Quaresma recordando sobre a morte, nossa fragilidade e a fugacidade da vida presente.Mas essa morte que agora ocupa espaço em nossas vidas dará lugar, dentro de poucos dias, à Páscoa da Ressurreição, quando Cristoressurgir glorioso dentre os mortos.


Assim, a morte passa a ser, para nós, vida eterna. São Paulo lembrou aos filipenses de que não somos deste mundo: “Nós somos cidadãos do Céu! É de lá que também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará nosso corpo miserável, para que seja conforme o seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de submeter a si toda a criatura” (Fl 3, 20-21).
Assim, que possamos esperar vigilantes pela Páscoa do Senhor, certos que somos feitos para vida eterna!