04/01/2020 12:44

Qual o signficado da Festa da Epifania do Senhor?

O dia 06 de janeiro é dedicado a Festa da Epifania do Senhor, que é comumente celebrada no domingo seguinte da Solenidade de Maria Mãe de Deus!

A Festa da Epifania ou Festa dos Reis Magos celebra a manifestação do Menino Jesus a todos os povos- representados pelos Reis Magos.

“Desvenda-se, assim, a verdade sublime que Deus veio para todos: todas as nações, línguas e povos são acolhidos e amados por Ele. Símbolo disso é a luz, que tudo alcança e ilumina”. – Papa Francisco

“Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo’. Ao saber disto, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o messias deveria nascer. Eles responderam: ‘Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’. Então Herodes chamou em segredos os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: ‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E,
quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo’. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia diante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho
’’. (Mt 02, 01-12)

 

Somos chamados a sermos como os Reis Magos, que foram ao encontro do Senhor para adora-lo, reconheceram-no como o Centro de tudo!

Os presentes oferecidos a Jesus menino são o futuro de sua missão. O ouro representa o reinado, o incenso a sua divindade e a mirra o seu sofrimento.

Contemplamos a humildade dos reis magos, que acima de tudo, ofereceram a Jesus seus louvores, suas vidas e o reconhecimento devido!

Acolhamos, hoje, este Deus que deseja ser o Centro de nossas vidas! Desacomodemo-nos, para que consigamos encontrar o Senhor e oferecer a Ele o que somos!