Pastoral da Acolhida
“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a Glória do Pai”. ( Rom. 15,7)
A Pastoral da Acolhida foi criada em nossa Paróquia em 2011, pelo nosso Pároco Pe. José Roberto Pereira.
O grupo é composto por 33 integrantes. Dos quais as idades variam de 13 a 80 anos. E você que se sentir chamado é nosso convidado a participar da Pastoral da Acolhida, pois o principal objetivo da nossa Pastoral é atrair e conquistar cada vez mais a comunidade, cultivando o sentido de que somos uma grande família.
Sabemos que apesar de nossas limitações, quem nos escolheu e nos capacita todos os dias é Deus nosso Pai o qual nos acolhe no seu manto de amor... O importante em nossa pastoral é sabermos acolher com amor para que todos se sintam acolhidos e amados na casa do Pai, onde muitas vezes chegamos tristes e abatidos e muitas vezes Ele nos acolhe através do Irmão, e assim formamos nossa família de Fraternidade, caridade e amor.
Acolher é também receber o outro como ele é admiti-lo no espaço que já estamos e permitir que se sinta a vontade. Se hoje estamos na comunidade desenvolvendo algum tipo de
Atividade é porque um dia alguém também nos acolheu.
A Pastoral da Acolhida parte da seguinte certeza: “Quem vos rejeita a Mim rejeita” (Mc 10,40).
É preciso saber escutar, ter iniciativa, ver detalhes, conseguir se antecipar às necessidades do outro.
A Pastoral trabalha para dar um clima de família para nossa Paróquia. Só se conseguirá isso, se realmente os seus membros se preocuparem pelos que vem à Igreja, e ser uma referência de amizade para com todos. Conhecer as pessoas, Respeita-las nas suas limitações. Apresentar-nos sempre como disponível à ajudar. Ser a voz da Igreja, mais próxima dessas pessoas, com suas necessidades reais.
Ter especial atenção aos idosos, aos enfermos, as grávidas e aos portadores de deficiência,
Providenciando um lugar adequado à cada um deles.
Quem acolhe deve ser pessoas corajosas que assume o Reino de Deus. Pessoas abertas ao diálogo. Pessoas que tenham a capacidade de olhar nos olhos das outras quando dialogam, e pessoas que saibam entender um olhar de socorro. Pessoas que tenham a alegria sincera, sem fingir sorrisos amarelos. Pessoas que saibam ouvir e guardar segredo. Pessoas que estejam abertas para formação e reuniões
Ajudar todos à participarem alegremente da celebração, dando bom exemplo, com a atenção voltada para o Senhor e para as necessidades do próximo.
A Pastoral da Acolhida não é mais uma pastoral? Não! A Pastoral da Acolhida é um estado de espírito que deve pernear todos os Agentes de Pastoral e de toda e qualquer ação da Igreja. A Pastoral da Acolhida é um envolvimento de cristão que alimenta em si a pedagogia de Jesus no que sente e fala.
As pessoas que vêm a nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas com a sensação de que continuar participando faz bem ao corpo e principalmente a alma, pois com a alma alimentada somos mais fortes.
No final da Missa agradecer ao Senhor pelo trabalho realizado e pedir a Ele que continue sendo exemplo de serviço aos fieis durante toda a semana.
Que o Senhor Jesus nos acompanhe nessa missão, fortaleça nossa fé, anime a esperança e ilumine nossa caridade.
Maria Diva Euliotério de Brito