16/05/2019 11:19

Oficinas de Oração e Vida

Onde o Divino e o humano caminham de mãos dadas

A Oficina de Oração e Vida é, antes de tudo, um método para aprender a orar. Os participantes, como em uma oficina, onde trabalhando aprendem a trabalhar, os oficinistas aprendem a orar orando, de maneira ordenada, variada e progressiva, desde os primeiros passos até às profundidades da contemplação.

A oração, levada à vida desta maneira, alcança sua dimensão humanizante, conduzindo o participante “do encanto de Deus ao encanto da vida”. Esta frase de frei Ignacio sintetiza, de forma clara e evidente, o caminho que o oficinista percorre no transcorrer das Sessões da Oficina de Oração e Vida. Tornando-se amigo íntimo de Deus.

Em primeiro lugar, a Oficina recebe o Oficinista e, à luz da Palavra, o introduz numa complexa elaboração de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Neste contexto o Oficinista imperceptivelmente é arrastado, quase sem se dar conta, a uma transformação de vida. Não se trata de uma simples conversão, trata-se de um processo lento e evolutivo ao longo de quatro meses. O testemunho de vida é o fator que confere garantia e credibilidade aos TOV.

Em segundo lugar, por meio dos exercícios de silenciamento, o sistema nervoso fica impregnado de serenidade e a paz chega à profundidade da alma por meio da vivência do abandono. E assim, por meio de mensagens e exercícios, a maioria dos Oficinistas chega paulatinamente a:

- Libertar-se das tristezas e angústias,
- curar-se das feridas da vida,
- superar complexos de culpa, insegurança ou inferioridade,
- recuperar, enfim, a estabilidade emocional e a alegria de viver.

Em terceiro lugar, a Oficina oferece um caminho extremamente simples, mas eficaz, de santificação cristificante: deixar de ser “eu mesmo” nos meus traços negativos e ir assumindo os traços positivos de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor, ao perguntar em cada nova circunstância: “O que faria Jesus em meu lugar”?
O bem e o mal nascem no coração do indivíduo. A Oficina atinge o coração e o transforma num baluarte de harmonia, serenidade e amor. Do coração convertido, estes dons se irradiam à família e da família para a sociedade.

Venha participar conosco das oficinas, interessados procurarem a secretaria da paroquia ou no site www.tovbrasil.com.br para saber em qual local de São Paulo, do Brasil ou do Mundo, você pode participar.