18/12/2019 10:00

Nossa Senhora da Expectação

Nossa Senhora da Expectação, chamada também de Nossa Senhora do Ó, é a devoção mariana pela qual recordamos a Santíssima Virgem Maria que traz em seu seio o Menino Jesus, com grande expectativa e esperança.

Após o pecado original, Deus prometeu a Adão que viria um Redentor. A humanidade ficou séculos esperando o nascimento daquele que nos abriria as portas do Céu. Especialmente no povo eleito, havia os que aguardavam o nascimento desse Salvador, o Messias, e acima de todos, Maria esperava-O.

A expectativa do parto não é simplesmente a ansiedade, natural de uma mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida como Mãe do Redentor dos homens, corredentora da humanidade.

A última semana antes do Natal é denominada “da expectação” ou “da esperança”, pela Santa Igreja, isso porque nela somos convidados a celebrar a expectativa e alegria de Nossa Senhora diante da espera de Jesus e mais do que isso: experimentar essa espera alegre e cheia de expectativa!

“Ó, Senhor, vinde logo“: desse pensamento piedoso nasceu a devoção a Nossa Senhora do Ó.

A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.

Assim como Nossa Senhora, na expectativa do nascimento do Salvador, rogava “Ó, Senhor, vinde logo!“, também nós devemos, hoje mais do que nunca, suplicar:

“Ó, Senhora, vinde logo! Antes havia a expectativa da vinda de Vosso Divino Filho. Hoje, grande é a expectativa de que se cumpram as profecias que anunciastes em Fátima no ano de 1917. Não tardeis!”

Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!