24/05/2019 09:40

Não seja só mais um em 2019

Um bom currículo é a peça chave para se destacar em um processo seletivo; no entanto é preciso atenção na montagem do documento.

Na hora de procurar um primeiro emprego ou buscar recolocação profissional, fazer o uso correto da língua portuguesa em seu currículo é essencial. Além disso, a estética está cada vez mais valorizada e alguns elementos são primordiais num currículo. Confira dicas:

1. Clareza nas informações de contato

O primeiro elemento é o nome do candidato. Ele pode ser maior que o restante do texto, para dar destaque e facilitar que o recrutador recorde de você.
Em seguida, devem vir as informações de localização e contato: endereço, bairro, cidade, número de telefone e e-mail. Nesse início, outro elemento característico é a idade do candidato.

2. Deixe claro seu objetivo na empresa

O texto com o objetivo profissional deve ser simples e direto, evitando generalizações de atuação. Isso significa que se duas áreas não são afins, elas não podem constar como seu objetivo juntas.

3. Nem tudo são tópicos

Resuma sua trajetória até aqui. Um texto pequeno com destaque para os principais feitos dá conta do recado. Esse trecho pode fazer um recrutador continuar ou desistir do seu currículo, então capriche no texto.
Essa parte do documento, no entanto, é facultativa para determinadas áreas de atuação.

4. Mostre suas credenciais

Comece a escrever sua formação acadêmica pelo maior grau de instrução que atingiu. Isso significa que a faculdade vale mais que o ensino médio. O nome da instituição onde estudou e a data ou previsão de término são essenciais aqui.
Se a sua formação vai até o ensino médio, não pense que é menos importante. O recrutador quer saber sobre o seu trajeto escolar.
Lembre-se ainda de indicar conhecimento em idiomas.

5. Chegou a hora de mostrar o que já fez

Nem todas as suas experiências profissionais precisam constar no seu currículo. Opte pelas que são mais relevantes ou mais recentes. Indique o nome da instituição, o período em que esteve nela, qual cargo ocupou e detalhe o trabalho realizado e os sistemas e programas que fez uso ou obteve conhecimento.

6. Conclua com a parte extra

Cursos extracurriculares, trabalho voluntário e experiência no exterior também merecem atenção. Esses três elementos indicarão os conhecimentos que você procurou aprender para se aperfeiçoar pessoal e profissionalmente. Mas é claro que quanto mais pertinente ao cargo que irá concorrer, melhor.

 


Eduardo Tomasello Araujo
Consultor de Recrutamento e Desenvolvimento de Pessoas
Pós Graduado em Psicologia Organizacional