14/06/2019 09:02

Jesus cura dez leprosos

“'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'. Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide, mostrai-vos ao sacerdote”. E, quando eles iam andando, ficaram curados.”

Jesus viaja para a cidade de Efraim, ao nordeste de Jerusalém, frustrando os planos do Sinédrio para matá-lo. Ele fi ca ali com os discípulos, longe dos seus inimigos (cf. João 11,54). Mas a época da Páscoa aproxima-se e logo Jesus viaja novamente. Atravessando Samaria, ele vai em direção ao norte e chega à Galileia. É a última vez, antes da sua morte, que Jesus visita essa região.

No início da viagem, enquanto vai de um vilarejo a outro, ele encontra dez leprosos. Em alguns casos, essa doença pode aos poucos fazer a pessoa perder partes do corpo, como as orelhas e os dedos das mãos e dos pés. A Lei de Deus exige que um leproso viva isolado e que, ao avistar alguém, avise: “Impuro, impuro!” (Levítico 13, 45-46).

De acordo com isso, os dez leprosos mantêm distância de Jesus. Mas gritam com voz bem alta: “Jesus, tenha misericórdia de nós!” Vendo os leprosos, ele ordena: “Vão se mostrar aos sacerdotes” (Lucas 17,13-14). Assim, ele mostra respeito pela Lei de Deus, que autoriza que os sacerdotes declarem limpos os que foram curados da lepra. Depois disso, eles podem novamente viver entre pessoas saudáveis.

Os dez leprosos confi am nos poderes milagrosos de Jesus. Vão até os sacerdotes, mesmo antes de serem curados. Enquanto estão a caminho, sua fé em Jesus é recompensada. Eles podem ver e sentir que sua saúde foi restabelecida.
Jesus cura dez leprosos (cf. Lucas 17, 11-19)

Nove dos homens curados seguem seu caminho. Mas por que será que apenas um deles, um samaritano, volta para procurar Jesus? Esse homem está profundamente grato pelo que aconteceu. O exleproso percebe que Deus é o responsável pelo restabelecimento da sua saúde e glorifi ca a Deus em voz alta (cf. Lucas 17,15). Quando encontra Jesus, o homem cai aos seus pés e o agradece.

Jesus diz aos que estão à sua volta: “Todos os dez foram purifi cados, não foram? Então, onde estão os outros nove? Nenhum deles voltou para dar glória a Deus, a não ser este homem de outra nação?” Jesus diz então ao samaritano: “Levante-se e vá. A sua fé fez você fi car bom” (Lucas 17,17-19). Além de ser curado por Jesus, esse homem talvez tenha encontrado o caminho da vida.

Não vivemos mais no tempo de Jesus. No entanto, pela fé em Jesus, podemos achar o caminho da vida, a vida eterna, e mostrar que somos gratos, assim como o samaritano foi.