Festa da Divina Misericórdia
Hoje celebramos a Festa da Divina Misericórdia, celebrada no domingo seguinte ao da Páscoa do Senhor e instituída pelo Papa São João Paulo II.
“A Minha imagem já está na tua alma. Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia.” (Diário 49).
Atendendo a este pedido, feito por Jesus a santa Faustina, São João Paulo II instituiu a Festa da Divina Misericórdia no primeiro domingo após a Páscoa. Ele também dedicou uma de suas encíclicas à Divina Misericórdia – Dives in Misericordia.
Santa Faustina, que é conhecida como a mensageira da Divina Misericórdia, recebeu revelações místicas nas quais Jesus mostrou o seu coração, a fonte de misericórdia, e expressou seu desejo de que fosse estabelecida esta festa.
“Essa Festa saiu do mais íntimo da Minha misericórdia e está aprovada nas profundezas da Minha compaixão” (Diário 420).
É neste domingo que a Igreja celebra a Instituição da Sagrada Confissão (Sacramento da Penitência), que Jesus instituiu no mesmo dia de sua Ressurreição.
“Os consultórios de psiquiatras e psicólogos estão cheios porque os confessionários estão vazios”. -São João Paulo II
Além disso, Jesus ensinou a Santa Faustina o Terço da Misericórdia e pediu que o espalhasse pelo mundo; graças a Deus se espalhou; é uma fonte de graça e de misericórdia!
Deixemo-nos ser alcançados pela misericórdia, pelo perdão e pelo cuidado de Deus com as nossas vidas! É desejo do coração dEle, mas precisa ser também do nosso!