14/09/2019 10:00

Exaltação da Santa Cruz

“Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos” (I Cor 1,23)

Neste dia, 14 de setembro, exaltamos a Santa Cruz: que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.

 A cruz não é uma teoria nem um discurso, mas o próprio encontro de Deus com o sofrimento do homem.

Na Cruz, aprendemos a ser humildes e amar no seu sentido mais pleno: Amar como Cristo nos amou! Santa Teresa de Calcutá dizia rezar para que o povo entendesse este mandamento de Deus, pois é preciso também que cada um se pergunte “Como foi que Ele me amou?” para que aí reflita “Será que eu realmente amo os outros da mesma forma?”.

O encontro com a Santa Cruz nos leva ao encontro com o Amor que nos amou, e consequentemente, conduz-nos a amar o próximo, verdadeiramente.

E, somente unidos a Santa Cruz, poderemos viver nossa condição plena de homens: participantes da Redenção de Cristo– livres do domínio do pecado e responsáveis pela obra de amor em toda a humanidade.

Fiquemos em paz porque Deus é fiel; e não nos dará cruzes mais pesadas do que as nossas forças; e cada uma delas será para o nosso bem, por mais incrível que possa parecer.

Que possamos olhar com fé para a Cruz, reconhecendo a caridade infinita de Deus para conosco e buscando um coração grato a este amor.

Exaltemos a Santa Cruz!