03/04/2019 10:00

Ela esmagou a cabeça da antiga serpente

A vida nos oferece muitas provas, mas a Virgem, por sua vez, não deixará de sustentar-nos em nossas provações, por mais duras que sejam.

Somos chamados a imitar nossa Santíssima Mãe em todas as virtudes, mas sobretudo nas principais virtudes, que podemos dizer que são as articulações de nossa vida cristã: Fé, Esperança e Caridade.

Vê-se em toda a vida de Nossa Senhora o perfume destas virtudes, mas elas atingem o maior grau de perfeição na Cruz, vendo seu filho padecer, aos pés da cruz com inabalável constância, reconhece e Adora-O, sem a mínima dúvida quanto a sua ressurreição.

Seu ardente amor a Deus, leva-A participar dos tormentos de Jesus e associar-se a sua paixão; unida a Ele, quase esquecendo suas próprias dores, implora perdão para os carrascos, embora estes gritem obstinadamente: “Caia sobre nós e nossos filhos o seu sangue. ” (Mt 27,25)

Neste momento da Cruz, vemos a batalha da Mulher do Apocalipse e sua descendência o próprio Cristo, esmagando a cabeça da serpente, a humildade e a obediência de ambos nos traz um novo céu. (Ap 12,9)

Esmagar a cabeça da serpente em nosso dia a dia é ser como a Virgem Maria, aceitando com amor os desafios que a vida nos proporcionam. É aguentar firme aos pés da cruz e perdoar os que nos atacam ou atacam aqueles que amamos e ter uma certeza, é pela cruz que se chega à glória.

No próximo mês daremos início ao tempo da quaresma, um tempo propício para vivermos as cruzes que nos sãos confiadas, muitas vezes pensamos que essas cruzes são coisas grandiosas, mas muitas vezes ela está na caridade em não falar mal do próximo, em amar sem julgar, e acolher sem esperar nada em troca.

Jesus esmaga a cabeça da serpente, isso está muito claro, mas a batalha entre a serpente e a Mulher continua. São os homens que devem escolher em qual lado lutar. Ao lado da serpente ou ao lado da Mulher – Maria – Mãe de Jesus Cristo, mas também de cada um de nós.