Como fazer a Lectio Divina?
Lectio Divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de cinco degraus espirituais.
A Bíblia é a Palavra de Deus viva; é a comunicação do Senhor que se revela ao Seu povo, relatando a história do povo de Deus, as Suas promessas e a Sua vitória sobre a morte. A vivência com a Palavra é fundamental e essencial para cultivar e crescer na amizade com Deus. E um dos métodos utilizados para o estudo bíblico é a Lectio Divina.
Lectio Divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).
Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:
Comecemos invocando o Espírito Santo.
Leitura
O que fala o texto? É necessário estar atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.
Meditação
O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de colocar-se diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.
Oração
O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.
Contemplação
O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a sermos como Cristo.
Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.
Ação
A Palavra de Deus apropriada passa depois para a vida prática, torna-se vida em minha vida e transforma meus atos.
A partir do que li, do que ouvi, meditei, ruminei, contemplei, me deixei penetrar pelo poder da Palavra. Começa a brotar no meu mais profundo, o desejo de seguir as Palavras da Virgem Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 1,5). A ação movida pela Palavra, consiste em fazer da mensagem a própria vida. É válido traçar propósitos claros e realistas dentro de intervalos de tempo razoáveis. A Palavra vivenciada dia após dia, a começar dos pequenos gestos, configura-nos a Jesus e faz-nos avançar no caminho da santidade.
Fontes:
Comunidade Católica Shalom
Jovens Conectados