20/05/2019 09:03

Catequese e a nova evangelização

A nova evangelização, como nos orientou São João Paulo II, é uma Igreja com “novos métodos, novo ardor e nova expressão”, afim de reavivar a fé do povo católico e também trazer de voltar para a Igreja aquelas ovelhas desgarradas que as seitas levaram embora.

Muitos filhos da Igreja foram levados porque não conheciam a doutrina católica, nem mesmo na sua fundamentação básica, por isso foram enganados pelos “falsos pastores” que Jesus avisou que viriam como cordeiros, mas que eram lobos ferozes. (cf. Mt 7,15). E isto acontece porque esse bom povo católico não foi evangelizado, especialmente não foi catequizado nem pelos pais e nem pela Igreja.

Nos últimos decênios a catequese diminuiu muito: em primeiro lugar por causa da crise da família provocada pelo divórcio, pela falta de formação dos pais, e tantos outros fatores. A catequese das crianças sempre começou no colo dos pais, mais isso diminuiu muito, e, por outro lado, muitos segmentos da Igreja desviaram a catequese quase exclusivamente para o campo social, deixando as crianças e os jovens à mingua de uma catequese completa. O povo, então, foi buscar a fé nas outras comunidades. Portanto, urge que se estabeleça uma “nova catequese” para as crianças e jovens de modo especial.

A catequese é uma ação permanente na vida da Igreja e precisa confrontar-se com os mesmos apelos à “nova evangelização”, feitos a todas as dimensões da vida e da missão da Igreja, sem esquecer que a catequese é uma das dimensões fundamentais da evangelização.

Ela é mais do que “instrução”, embora esse aspecto não deva faltar. Ela precisa levar ao essencial da vida cristã, que é o encontro com Deus, por Jesus Cristo e no dom do Espírito Santo. Sem isso, a catequese é falha e não alcança o seu objetivo. E precisa levar ao seguimento de Jesus Cristo na via do Evangelho e à participação pessoal e generosa na vida e na missão da comunidade eclesial.

No processo de nova evangelização, a catequese precisa incluir sempre mais os adultos não evangelizados; em muitos lugares, funciona intensamente o catecumenato e a iniciação à vida cristã de adultos. O fato é que vai havendo sempre mais jovens e adultos de famílias católicas, que não foram batizados ou não receberam uma adequada iniciação à vida cristã. Muitas pessoas se aproximam e desejam fazer um caminho mais aprofundado de formação cristã.

Enfim, a catequese tem a missão de formar o cristão para o testemunho de Jesus Cristo e do Evangelho na vida cristã ordinária, através das virtudes teologais da fé, esperança e caridade, das demais virtudes humanas e cristãs, da prática da oração e da Liturgia, da escuta constante da Palavra de Deus.

Que possamos, como comunidade, lutar por essa urgente retomada da catequese, de maneira profunda e completa, e lutar por um novo ardor na evangelização!

Padre José Roberto Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação