15/08/2019 14:04

Assunção de Nossa Senhora

Assunção da Virgem Maria

Hoje, 15 de agosto, celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Deus elevou à glória do céu, em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria! Ela, uma simples criatura, tão pequena, tão humilde, foi elevada ao céu.

Celebrar a Assunção de Nossa Senhora é celebrar a Glória de Cristo, pois através dela podemos observar a obra de Salvação que Cristo realizou. Além disso, o mistério da Assunção diz respeito ao futuro de todos.

“Maria nos precede na estrada para a qual são encaminhados aqueles que, diante do Batismo, ligaram a sua vida a Jesus, como Maria entrelaçou a Ele a sua própria vida”.

A Assunção de Nossa Mãe ao céu é um sinal da nossa ressurreição. É uma mensagem especial e convite dessa Mãe a cada um de nós para segui-la ao Céu, desprezando toda a sedução dos apegos e prazeres desta vida, que por mais abundantes que sejam não conseguem saciar os anseios de uma alma imortal criada em Deus, para Deus e à semelhança de Deus. O coração do homem que foi feito para o Alto.

Santa Maria, nos ensina o Papa Francisco, “foi a primeira a acreditar no Filho de Deus, e é a primeira a subir aos céus em corpo e alma”. O Pontífice afirma também que a exaltação de Maria, expressa no canto do Magnificat, “se torna canto de toda a humanidade, que se compraz no ver o Senhor que se inclina sobre todos os homens e todas as mulheres, humildes criaturas, e assume com Ele todos no céu”.

Maria tinha 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é nos apontam o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

Que através dessa celebração tenhamos esperança necessária para aguardar a felicidade eterna e perfeita! E, contando com a Intercessão de Nossa Mãe, não nos deixemos enganar pelas delícias ilusórias da viagem, as quais não podem satisfazer os anseios infinitos do homem, cujo destino é viver em Deus para sempre.

Rezemos juntos:

“Deus eterno e todo poderoso, que elevastes à glória do Céu, em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria, mãe do Vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos de Sua glória”.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!