03/04/2019 10:20

Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia: um novo estilo de vida

Ao longo dos séculos, podemos observar que o Senhor Deus junto a Jesus inspirou, por meio do Espírito Santo, muitos homens e mulheres a manifestarem uma forma específica de louvor. Nossa fé é tão farta de devoções e métodos para alcançar o encontro com Deus, que cada pessoa, em sua individualidade, pode adequar-se à alguma delas e somá-la à sua espiritualidade, dando-lhe vigor diário para todas as necessidades. Pessoas como Santa Gertrudes, Santa Margarida, Santa Bernadete, São Maximiliano Kolbe, São João da Cruz, Santa Teresa, Santa Catarina, imprimiram na humanidade a sede de buscar o Senhor cada vez mais. E junto deste corpo santo, vem nossa querida Santa Faustina.

Por meio desta humilde mulher, pequenina freira religiosa, o Senhor Jesus manifestou seu poder e o anúncio da última tábua de salvação da humanidade: a Misericórdia Divina. “A Misericórdia é o maior atributo de Deus” (D. 611). Desta forma, Jesus revelou Santa Faustina como uma nova forma de devoção, isto é, um novo método de adorar, amar e vivenciar Aquele que é Eterno: “Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. (…) Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (D. 47).

Dentro desta nova devoção, o Senhor não chama somente a Santa Faustina a vivenciar esta prática, mas a convida a manifestar este amor ao mundo inteiro. Faustina sente que esta devoção não seria somente para padres e religiosos, mas para todos os leigos e leigas. Assim ela descreve em uma carta ao Beato Miguel Sopocko, seu confessor: “Vejo claramente que haverá não somente uma congregação feminina e masculina, mas haverá uma grande associação de leigos à qual poderão pertencer todos e recordar com os fatos a misericórdia Divina fazendo a misericórdia uns aos outros” (Cartas de Santa Faustina). Assim, toda pessoa é convidada a fazer da Divina Misericórdia uma regra de vida.

Mas, como vivenciar esta regra de vida? Um dos movimentos laicais que a Igreja acolheu e abençoou desde 1998, foi os Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia. Este grupo está intimamente ligado à Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, que têm por objetivo divulgar e manifestar dentro da Igreja o amor e a misericórdia de Deus a todos, especialmente aos mais pobres e abandonados, vivendo as práticas das obras de misericórdia corporais e espirituais, que são: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos; dar bons conselhos; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os tristes; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; rogar a Deus por vivos e defuntos.

Ora, a Palavra de Deus garante que, “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Essa foi uma promessa do próprio Jesus a nós. Por isso, o grupo dos apóstolos eucarísticos devem se reunir como num cenáculo, com três objetivos muito simples: 1 – Rezar juntos; 2 – Conhecer mais a nossa fé católica;3 – Praticar os trabalhos das obras de misericórdia. Assim, todos nós, podemos ajudar o Reino de Deus, e encontrar o próprio Jesus naqueles que mais precisam.

E você? Sente-se chamado a viver esse carisma dentro da sua vida cotidiana? Venha ser um Apóstolo Eucarístico da Divina Misericórdia! Procure o seu pároco, e ajude a difundir esta manifestação divina de Jesus aqui na Terra. Como todo movimento da Igreja, seu maior atributo como grupo é fomentar ainda mais a fé dos homens e mulheres, a fim de serem em suas comunidades sal, luz e fermento. Seja você sal, luz e fermento dentro de sua comunidade!

Por Cristo e pela Igreja!

Ir. Victor de Souza Pacheco, MIC

Irmão religioso da Congregação dos Padres Marianos