13/05/2019 09:59

A Mensagem de Fátima

De todos os eventos da história recente da Igreja, nenhum foi objeto de tantos debates e especulações quanto as aparições de Nossa Senhora em Fátima. Foi em 1917,quando a Mãe de Deus apareceu a três crianças portuguesas—Francisco, Jacinta e Lúcia— e lhes revelou uma série de impressionantes mistérios, segredos e profecias.Será que nós realmente compreendemos o apelo de Fátima?

Todas as aparições marianas parecem assemelhar-se umas às outras,havendo sempre no centro das mensagens um apelo à oração e à penitência e, ao mesmo tempo, cada uma é diferente da outra pela "acentuação" de um aspecto particular da fé.

Ainda que seja com um final que conforta e asserena, é evidente que a razão principal da aparição portuguesa é chamar os homens a uma vida terrena de tremenda seriedade, e que não seja outra coisa senão uma breve preparação à vida verdadeira, a uma eternidade que pode ser de felicidade ou ainda de tragédia. É um chamado à misericórdia e, ao mesmo tempo, à justiça de Deus.

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem deFátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia.

A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. Amensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

A expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia:“Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”

Nossa Senhora e o Santo Rosário pela salvação das almas

O Rosário da Virgem Maria tem particular importância na mensagem de Fátima. O próprio título com o qual a Mãe de Jesus se apresentou revela a grande importância desta oração mariana para a Igreja, especialmente em nosso tempo. Em Fátima, Nossa Senhora apresentou-se aos três pastorinhos sob o título de “Senhora do Rosário”. Este nome aparece por 121 vezes na Documentação oficial das aparições. O termo “Rosário” aparece por 282 vezes, e o nome “Nossa Senhora do Rosário” tem 51 ocorrências no Documento.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário começou a crescer muito depois da construção de uma capela dedicada e ela na Cova da Iria, local das aparições, como foi o desejo da própria Virgem. Com a crescente peregrinação dos fiéis à chamada “Capelinha das Aparições”, e pelo desejo manifesto dos peregrinos, foi construída a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que posteriormente foi elevada a Santuário.Nossa Senhora do Rosário de Fátima pediu que Lúcia, Francisco e Jacinta rezassem o Terço mariano, em primeiro lugar pelos próprios pecados, mas também e principalmente pela salvação dos pecadores.

Nossa Senhora pediu insistentemente que os três pastorinhos rezassem o Santo Rosário, de modo particular, pela salvação das almas da condenação eterna no Inferno. A princípio, Lúcia, Francisco e Jacinta não levaram tão a sério o pedido da Santíssima Virgem. Os três rezavam rapidamente para ter mais tempo para as brincadeiras comuns às crianças da idade delas. No entanto, depois de algum tempo, passaram a rezar com grande fervor o Santo Terço. Pois, compreenderam a grande importância do Santo Rosário para a salvação das almas.

Assim, se ouvirmos os apelos de Nossa Senhora e formos obedientes, veremos no Brasil e em todo o mundo, aquilo que o Papa Bento XVI presenciou na sua visita ao local das aparições: “Em Fátima, vi centenas de milhares de pessoas que, através daquilo que Maria havia confiado a crianças, neste mundo cheio de obstáculos e fechamentos, reencontram de algum modo o acesso a Deus”. Este encontro dos filhos de Maria com o Senhor será o grande triunfo profetizado pela Santíssima Virgem: “por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!